Redes de computadores – Camada de Aplicação

Como eu havia dito no artigo anterior, as redes de computadores são compostas por 5 camadas. Neste artigo analisaremos a camada de aplicação.

A camada de aplicação não é nada mais, nada menos, que o programa que quer enviar ou receber informações: O navegador de internet, o programa de e-mail, o msn, icq, google talk, o programa para baixar musica da internet…. são todas aplicações que enviam e recebem dados pela rede. Ela conecta-se na camada de transporte, e a camada de transporte encaminha as informações de forma adequada.

Fazendo uma analogia: Para que eu possa  me comunicar com outra pessoa, sendo que eu estou tomando a iniciativa de entrar em contato com ela, preciso escolher uma forma de comunicação (se vou fazer a comunicação por telefone, correio, e-mail), preciso saber a informação necessária para que esta comunicação chegue ao destino (se vou usar o telefone, preciso do DDD e numero de telefone, se é correio, preciso do endereço, se é e-mail, preciso do e-mail), e, ambas as pessoas precisam falar a mesma língua (nao adianta enviar uma carta em alemão para quem só fala português), e, o lado receptor precisa ter disponibilidade para receber minha comunicação (A pessoa precisa atender o telefone, pegar a carta na caixa de correio, ou abrir o email).

Neste caso, eu sou a aplicação, e o método definido para a comunicação determina como estas informações serão transportados, sendo assim uma representação da camada de transporte. Repare que, uma vez definido a forma de comunicação, a informação necessária para que esta comunicação chegue ao destinatário, e uma linguagem que ambos conhecemos, eu não preciso me preocupar com os outros detalhes para que esta comunicação aconteça com sucesso, ou seja, para mim, não importa como esta carta vai chegar ao destinatário, por quantas centrais telefônica meu telefonema passará ou por quantos roteadores meu e-mail circulará. Tudo o que me interessa é que a comunicação chegue ao destinatário com sucesso.

A aplicação funciona da mesma forma: Para que ela possa se comunicar com outra aplicação, ambas as aplicações precisam suportar o mesmo protocolo – um navegador precisa conhecer os protocolos usados para esta operação ( por exemplo, http, https) para poder se comunicar com um servidor de sites, um programa de email precisa conhecer os protocolos usados para emails (por exemplo, pop3, imap), e assim sucessivamente.

A aplicação também precisa definir qual o método que será usado para o envio desta informação, ou seja, qual tipo de transporte a ser usado (tcp, udp), e, precisa saber para quem enviar estas informações! No caso, um endereço (que não precisa ser, necessáriamente, endereço de IP ) que identifique o destinatário.

Vamos fazer de conta que o internet explorer queira acessar o google.

O usuário informa o endereço (www.google.com.br), o protocolo usado por padrão é o http. O Internet Explorer sabe que a porta padrão para o protocolo http é a porta 80 utilizando o protocolo de transporte tcp, então ele faz o seguinte pedido para o sistema operacional:

“Me faz uma conexão com o http://www.google.com.br usando a porta 80 do protocolo de transporte  TCP”.

Caso tudo de certo, o sistema operacional retorna uma valor referente à uma posição de memória que, quando o programa gravar dados nela, automaticamente o sistema envia a informação para o destinatário, e outro valor referente a outra posição de memória que conterá as informações recebidas do destinatário.

Como estas informações são enviadas e recebidas, não importa, isto é trabalho da camada de transporte, ela é paga para isso🙂

Veremos mais sobre esta trabalhadora (camada de transporte) no próximo artigo.

Deixe uma resposta

